Guia do Acervo

Apresenta o resumo de alguns conjuntos documentais para divulgação do acervo. Inclui link de acesso aos instrumentos de pesquisa e documentos digitalizados.

Consulte as ferramentas de pesquisa online para mais informações sobre os fundos.

13 de Maio - Núcleo de Educação Popular

O 13 de Maio – Núcleo de Educação Popular iniciou suas atividades na cidade de São Paulo em 13 de maio de 1982, fundado a partir do racha com a Federação dos Órgãos para Assistência Social (FASE). A entidade de natureza anticapitalista, desenvolvia cursos de formação política para trabalhadores no intuito de capacitá-los para a militância. Por meio de diversos educadores por ela formados propagava essa formação para outros locais do país. O curso incluía assuntos tais como: comunicação de militantes, sindicatos, história do movimento operário, história das revoluções, dentre outros. Nesse sentido, acumulou materiais que fomentaram esse curso, bem como documentos sobre o funcionamento da instituição. Apesar da extinção da entidade, muitos dos monitores formados ainda se reúnem e mantêm-se atuantes. Alguns materiais de seu acervo encontram-se com seus participantes. O conjunto é constituído por documentação proveniente das atividades do 13 de Maio – Núcleo de Educação Popular, tais como: estatutos, correspondência, diários gerais, relatórios, materiais didáticos, fotografias, fitas cassetes e slides. Data(s): 1982-1999. Dimensão e suporte: 28 caixas-arquivo de documentação textual, 4 caixas-arquivo contendo fitas cassete e slides e 1 pasta com fotografias e negativos.

Descrição detalhada: ReDiSAP

Abdullah Abdurahman Family Papers (1906-1962)

Abdullah Abdurahman (1872-1940) foi um político e médico sul-africano nascido na cidade de Wellington, que ficou conhecido por ter liderado o movimento antisegregacionista em seu país. Foi o primeiro cidadão coloured a ser eleito para um cargo político na África do Sul, ocupando uma cadeira no Conselho da Cidade do Cabo, em 1904, e no Conselho da Província do Cabo, em 1914. Sua atuação política mais importante se deu como presidente da African People's Organization (APO), onde trabalhou para garantir direitos políticos e melhorar as condições socioeconômicas da comunidade Cape Colored, especialmente nas áreas de saúde e educação. Além da documentação produzida e acumulada por Abdullah Abdurahman enquanto político e presidente da APO, o conjunto também agrega documentos de sua esposa Helen "Nellie" Abdurahman (1877-1953) e da filha do casal Zainunnissa "Cissie" Gool (1897-1963), sendo constituído principalmente por documentação oficial de instituições, correspondência, clippings, discursos e conferências. Data(s): 1906-1962 Dimensão e suporte: 5 rolos de microfilmes 35 mm.

Descrição detalhada: ReDiSAP

Ação Integralista Brasileira e fascismo internacional por Helgio Trindade

Helgio Henrique Casses Trindade (1939- ) é um cientista político brasileiro que se tornou referência nos estudos sobre o movimento político integralista no país a partir de larga pesquisa que realizou sobre o tema, a qual culminou em sua tese de doutoramento defendida em 1971 na Universidade de Sorbonne, Paris, e que foi publicada no Brasil em 1974 com o título Integralismo: o fascismo brasileiro dos anos 30. Ex-reitor e professor emérito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), foi também reitor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE), do Consejo Superior Internacional de la Agencia Nacional de Evaluación de la Calidad y Acreditación (ANECA/Espanha) e do Consejo de Administración del Instituto Internacional para la Educación Superior en América Latina y el Caribe (IESALC/UNESCO). A coleção é composta por livros e folhetos sobre a Ação Integralista Brasileira (AIB) e o fascismo internacional, entrevistas gravadas por Helgio Trindade com ex-dirigentes e militantes da AIB, periódicos e alguns documentos avulsos. Data(s): 1925-2011 (predominante 1930-1980). Dimensão e suporte: 426 livros, 9 folhetos, 4 trabalhos acadêmicos, 20 títulos de periódicos, 6 objetos tridimensionais, 14 fotografias, 49 fitas sonoras, além de 4 caixas-arquivo e 2 pastas em grande formato de documentação textual não avaliada.

Descrição detalhada: ReDiSAP

Africa – Research Collections on Microfiche

A coleção Africa – Research Collections on Microfiche constitui-se no quarto catálogo bibliográfico temático cumulativo sobre o continente africano produzido pela Inter Documentation Company (IDC Publishers), e que abrange edições em microfichas de raras e valiosas fontes de pesquisa dos arquivos das Sociedades Missionárias de Londres, Paris e Genebra. O conjunto completo do material reunido pelo IDC, referenciado neste catálogo, é composto por livros, revistas e jornais. Encontra-se no AEL parte deste conteúdo, referente ao tópico Humanities. O conjunto é formado por cópias em microfichas de livros sobre temáticas como religião, cultura, dominação, escravidão, descobertas, comércio etc. Data(s): predominante 1900-1972; obras dos séc. XVIII e XIX. Dimensão e suporte: 105 obras reproduzidas em 991 microfichas.

Descrição detalhada: ReDiSAP

Anti-Slavery Collection

O conjunto Anti-Slavery Collection foi adquirido da Library of Society of Friends (Inglaterra) e abrange uma importante documentação proveniente das primeiras organizações antiescravistas da América do Norte e Grã-Bretanha, formadas principalmente por membros da Sociedade Religiosa dos Amigos (Quakers). Desde 1600, a entidade manifestava oposição a escravidão em seus registros. Após a  década de 1750, os Quakers se engajaram na tentativa de influenciar a opinião pública na Grã-Bretanha e na América, contra o comércio de escravos e a escravidão em geral, ao mesmo tempo que se envolveram ativamente no bem-estar econômico e político de ex-escravizados. Assim, grande parte do conjunto retrata o desenvolvimento do pensamento e das ações antiescravistas acumulados pelos Quakers. Contém tratados, panfletos, diários, jornais etc. Abrange também a Coleção de Thompson-Clarkson, que reúne cartas, retratos e material impresso relativo a obra do abolicionista e também membro da Sociedade dos Amigos, Thomas Clarkson: The history of the rise, progress and accomplishment of the abolition of the African slave-trade (1808). Inclui ainda uma bibliografia cronológica de tratados antiescravistas impressos entre 1760 e 1855. Data(s): predominante:1760-1978. Dimensão e suporte: 25 rolos de microfilmes contendo cerca de 600 documentos textuais. 

Descrição detalhada:  ReDiSAP

Antonio Arantes

Antonio Arantes Augusto Neto (1943- ), antropólogo graduado pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Antropologia Social pela mesma universidade, e doutor pelo King’s College sob orientação de Sir Edmund Leach, foi um dos fundadores do Departamento de Antropologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Além de sua ampla e produtiva trajetória acadêmica,  presidiu o CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo), o CONDEPACC (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas), a Associação Brasileira de Antropologia (ABA) e o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Foi, ainda, Secretário-geral da Associação Latino Americana de Antropologia (ALA) e Vice-Presidente do Comitê Científico do ICOMOS sobre Patrimônio Cultural Intangível. Colaborou com a UNESCO na elaboração e implementação da Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Intangível. Recebeu a medalha Roquette Pinto (ABA) por sua contribuição à antropologia brasileira, além da medalha Mário de Andrade (IPHAN) e homenagens do Centro Cultural Cartola e da Assembleia Legislativa de São Paulo por suas contribuições e dedicação em defesa do patrimônio cultural. O conjunto é constituído por documentos textuais e iconográficos reunidos no desenvolver dos projetos desenvolvidos por Arantes, além de uma vasta coleção de folhetos de cordel, matrizes e entrevistas com poetas, xilogravadores e editores. Data(s): 1973-2011. Dimensão e suporte: 25 caixas-arquivo de documentação textual, com mais de 1.000 folhetos de cordel, além de manuscritos, correspondências, relatórios e documentos técnicos, jornais e periódicos, guias, cartazes, panfletos, desenhos, mapas e plantas, 3 caixas-arquivo de fotografias, 4 caixas-arquivo de materiais audiovisuais, 48 videos cassetes, 29 CD-ROMs, 14 DVDs, 20 MiniDiscs, 14 fitas VHS, 12 rolos de fita de áudio, 3 Compact Videocassetes e 43 matrizes xilográficas.

Descrição detalhada: ReDiSAP

Antônio Batista Ribas

Antônio Batista Ribas (1904-1964) foi um pecuarista e empresário que contribuiu significativamente para a conformação geográfica do estado do Paraná. Atuou na carreira pública a partir de 1928, após graduar-se pela Escola de Engenharia do Paraná. Trabalhou como engenheiro e administrador no governo estadual do Paraná por 40 anos. Sua atuação mais notável foi no Departamento de Geografia, Terras e Colonização, onde chefiou a ação de abertura de estradas, reorganizou os serviços de povoamento das terras públicas, assim como elaborou novos mapas para o estado do Paraná e seus municípios. Também dedicou-se na melhoria do rebanho bovino em seu estado e foi um dos fundadores e primeiro presidente da Associação Paranaense de Criadores de Bovinos. Na mesma época, organizou a Cooperativa dos Criadores do Paraná Ltda. Em 1958, recebeu o título de  Comendador pelo Governo da República do Paraguai, por serviços executados na Construção da Estrada de Porto Franco a Assunção, como Diretor da Firma Th. Marinho de Andrade Construtora Paraná S/A, e também outros dois títulos de Benemerência Pública, um por serviços prestados ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), e outro do IBGE. O conjunto é constituído por documentos produzidos e acumulados por Antônio Batista Ribas no decorrer de suas atividades profissionais, contendo mapas, plantas, fotografias, relatórios, livros, folhetos e periódicos. Data(s): 1925-2011 (predominante 1930-1980). Dimensão e suporte: 494 fotografias, 37 negativos fotográficos, 1 cartão-postal, 11 plantas, 41 mapas, 38 folhetos, 50 títulos de periódicos, livros e recortes de jornais em quantidade não avaliada. 

                                                                                                                                  Descrição detalhada: ReDiSAP

 

Archives of the Feltrinelli Institute

A coleção Archives of the Feltrinelli Institute é proveniente da Fundação Giangiacomo Feltrinelli, uma das entidades de pesquisa não acadêmica mais credenciadas no mundo e que possui um imenso patrimônio documental sobre ciências históricas, políticas, econômicas e sociais. A coleção contém periódicos raros que retratam os movimentos e partidos políticos na Itália de 1900 até a queda do fascimo. Inclui os títulos: Bollettino dell'Opposizione Comunista Italiana (PCI), mais tarde Bollettino Comunista, Paris (1931-33); Bollettino di Partito, Roma (1944-45); Il Domani d'Italia, Roma (1901-03); Il Domani d'Italia, Milão (1922-24); La Nostra Lotta (1943-45); L'Ordine Nuovo, Turim/Roma (1919-20, 1924-25); Pagine Rosse, Milão (1923-24); Politica Socialista, Paris (1933-34); Prometeo, Nápoles (1918-22); Rassegna Comunista, Milão/Roma/Nápoles (1921-22); Il Soviet, Nápoles (1918-22); Lo Stato Operaio, Paris (1927-43; NY 1940-43); L'Unità, Milão (1924-26). Data(s): 1901-1943. Dimensão e suporte: 20 rolos de microfilmes.

Descrição detalhada: ReDiSAP

Documentos digitalizados 

Arquivo Edgard Leuenroth

O Arquivo Edgard Leuenroth – Centro de Pesquisa e Documentação Social (AEL) iniciou suas atividades em 1974 com a chegada da coleção de documentos impressos reunidos por Edgard Leuenroth (1881-1968), jornalista e militante anarquista. Então, tais fontes foram adquiridas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) com o intuito de constituir um centro de documentação que possibilitasse acesso às fontes primárias necessárias aos trabalhos do então recém-criado programa de pós-graduação do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Ao longo de sua história, o AEL vem cumprindo seus objetivos de atender a demanda acadêmica e preservar registros históricos da sociedade. Além do acervo que o originou, recebeu outros tantos ligados à história social, política e cultural do Brasil e da América Latina. Este conjunto compreende a documentação proveniente das atividades do AEL ao longo de sua história, como cartazes e fotografias de eventos, publicações e entrevistas com titulares e doadores de acervos. Data(s): 1974- 

Descrição detalhada: ReDiSAP

Arquivos Diplomáticos e Estrangeiros sobre o Brasil I (Estados Unidos) e II (Grã-Bretanha)

A coleção Arquivos Diplomáticos e Estrangeiros sobre o Brasil I (Estados Unidos) e II (Grã-Bretanha) reúne cópia de documentação governamental disponível nos arquivos nacionais dos Estados Unidos e Grã-Bretanha relativa ao relacionamento político, diplomático e econômico desses territórios com o Brasil, abrangendo o período de 1808 a 1963. Contém grande quantidade de correspondência de oficiais consulares norte-americanos e britânicos com informações detalhadas da política interna brasileira; relatórios sobre política, ordem pública, assuntos militares e econômicos do Brasil; mensagens presidenciais do governo brasileiro ao Congresso Nacional; artigos de jornais, panfletos, informes sobre as condições de vida e comportamentos sociais; análises militares sobre as relações do Brasil com outros países; posição do governo do presidente Getúlio Vargas frente aos Estados Unidos; entre outros assuntos. Data(s): 1808-1963. Dimensão e suporte: 484 rolos de microfilmes (ADEB I), 16 DVDs (ADEB II).

Descrição detalhada: ReDiSAP