Dúvidas Frequentes

Qual é o endereço de correspondência do AEL?

Universidade Estadual de Campinas

Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH
Arquivo Edgard Leuenroth
Rua Cláudio Ábramo, 377 - Campinas - São Paulo
CEP: 13083-856 - Brasil 

 

Como faço para chegar no AEL?

Consulte: Visite-nos

 

Qual é o horário de funcionamento do AEL?

De segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 13h e das 14h às 16:45h.

 

Quais são os contatos do AEL?

Assuntos gerais:

Secretaria: (19) 3521-1622
email: secretar@unicamp.br

Doação de acervos:

Coordenação de Serviços: humberto@unicamp.br

Assuntos relacionados a pesquisa:  

Seção de Atendimento: (19) 3521-1949
email: aeldigit@unicamp.br

Se preferir, entre em contato pelo Fale Conosco!

 

Como devo proceder para visitar o AEL?

O Arquivo Edgard Leuenroth possui o serviço de visitas técnicas e monitoradas, voltadas ao público estudantil, técnicos de áreas correlatas e ao público em geral.

As visitas são preparadas diante da necessidade de cada grupo visitante, por isso devem ser agendadas pelo formulário em Fale Conosco (Preservação e Difusão)

 

Quais são os documentos que constituem o acervo do AEL?

O acervo do AEL é constituído por diversos conjuntos documentais relacionados à história social, política e cultural do Brasil, da América Latina, Ásia e África. Os principais temas associados aos fundos e coleções preservados pelo Arquivo são: Mundo do Trabalho e História da Industrialização, Movimentos Sociais, Justiça e Direitos Humanos; História da Antropologia; História da Cultura, História da Saúde; Colonização na América Latina; África e Ásia,  História da Esquerda; História Política; Questão Agrária; História Intelectual. Também possui coleções de periódicos do século XIX, em microfilmes.

Consulte: Sobre o acervo  

 

Quais são os requisitos para doar documentos para o AEL?

Além da incorporação de grandes conjuntos documentais realizada por meio de contratos e parcerias, o AEL também recebe pequenas doações do público em geral, desde que o material esteja relacionado às temáticas presentes em seu acervo. Para livros, folhetos e periódicos, aconselha-se que o doador realize, previamente, uma busca na base de dados Acervus (SBU), a fim de conferir se o Arquivo já dispõe do(s) título(s). 

Consulte: Doação

 

Com quais itens posso entrar na Sala de Pesquisa?

Computador pessoal, lápis, blocos e cadernos. O uso de celulares fica limitado à reprodução de documentos. Não é permitida a entrada de objetos que possam causar danos aos documentos e instalações, tais como: alimentos e bebidas, canetas, líquidos corretores, cortadores de papel e assemelhados, bolsas, mochilas, malas e guarda-chuvas. Há um guarda-volumes na recepção para o armazenamento de pertences pessoais.

Consulte: Atendimento

 

Posso utilizar laptop ​​na Sala de Pesquisa?

Sim. Na Sala de Pesquisa do AEL existem pontos para uso de computadores.

 

Não tenho vínculo com Unicamp, como faço para consultar o acervo?

Consulte: Atendimento

 

A consulta aos documentos tem algum custo?

Não. A pesquisa e o acesso aos documentos do AEL é pública e gratuita.

 

Quais são os cuidados que devo ter ao consultar um documento?

Para evitar possíveis danos aos documentos, o pesquisador deve tomar uma série de cuidados quanto ao seu manuseio: manter as mãos sempre limpas e usar luvas, não se apoiar com os cotovelos no documento, não utilizar papel ou caderno de anotações sobre o documento, não dobrar os documentos, não umedecer as páginas do livro com saliva, seja no momento de transição das páginas ou no ato de falar em cima dos documentos, não tirar fotos usando o flash.

 

Existe uma penalidade por danificar documentos de arquivo?

Sim. O artigo 305 do Código Penal Brasileiro pune com pena de reclusão de dois a seis anos e multa quem "destruir, suprimir ou ocultar, em benefício próprio ou de outrem, ou em prejuízo alheio, documento público ou particular verdadeiro”.

 

Como faço para pesquisar o acervo físico do AEL?

Consulte: Atendimento

 

O que é um fundo documental?

Fundo documental é um termo da linguagem arquivística que equivale a arquivo, ou seja, todo conjunto de documentos produzidos e acumulados por uma entidade coletiva, pública ou privada, pessoa ou família, no desempenho de suas atividades, independentemente da natureza do suporte (Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística). Quando uma mesma instituição custodiadora abriga diversos arquivos em seu acervo, os mesmos recebem individualmente a designação de fundo documental.

 

O que é um instrumento de pesquisa?

Os instrumentos de pesquisa são as ferramentas utilizadas para descrever um conjunto documental, ou parte dele, tendo a função de orientar a consulta e de determinar com exatidão quais são e onde estão os documentos. (LOPEZ, André Porto Ancona. Como descrever documentos de arquivo: elaboração de instrumentos de pesquisa. São Paulo: AESP/IMESP, 2002 (Projeto como Fazer, 6). Normalmente utilizados em arquivos permanentes e centros de documentação, podem se apresentar na forma de guias, catálogos, índices, inventários, listagens, repertórios e tabelas de equivalência. Para mais informações acesse a opção  Instrumentos de Pesquisa no site do AEL.

 

Como realizar a pesquisa online?

Para a consulta detalhada dos documentos consulte o ReDiSAP, Periódicos, livros e folhetos devem ser consultados  na base de dados Acervus (catálogo do SBU). Atente para o fato de qual fundo documental o material bibliográfico pertence. Anote o número de chamada do material. Verifique também se o documento encontra-se digitalizado no Acervo Digital (AEL Digit@l)  e/ou na Fundação Biblioteca Nacional.

 

Minha pesquisa não encontrou nenhum resultado. O que faço agora?

Após esgotadas todas as tentativas de buscas no ReDiSAPInstrumentos de Pesquisa, base de dados Acervus (catálogo do SBU) e Acervo Digital (AEL Digit@l), entre em contato pelo e-mail aeldigit@unicamp.br para mais informações.

 

Como cito os documentos usados no arquivo?

Consulte: Documentos Digitalizados

 

Posso solicitar a um funcionário do AEL que realize e envie minha pesquisa por e-mail?

Não. O AEL não realiza pesquisa sob demanda. A pesquisa deve ser realizada pelo próprio usuário de forma presencial ou acessando o  ReDiSAPInstrumentos de Pesquisa, base de dados Acervus (catálogo do SBU) e Acervo Digital (AEL Digit@l),

Consulte: Documentos digitalizados

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail aeldigit@unicamp.br.

 

Posso solicitar o envio de um documento digitalizado por e-mail?

Verifique se o documento encontra-se digitalizado no Acervo Digital (AEL Digit@l) ou na Fundação Biblioteca Nacional. Caso não encontre o que procura, entre em contato pelo e-mail aeldigit@unicamp.br para mais orientações.

 

Posso emprestar algum material do acervo do AEL?

Não. Nenhum documento pertencente ao acervo do AEL pode ser emprestado. A consulta deve ser realizada na Sala de Pesquisa do Arquivo ou pelo Acervo Digital (AEL Digit@l).

 

Onde faço a pesquisa dos livros que estão na biblioteca do AEL? Posso fazer o empréstimo?

Parte os livros que integram os fundos e coleções do AEL estão catalogados na base de dados Acervus (catálogo do SBU) e são apenas para consulta local. Verifique na base se o livro encontra-se disponível em outra biblioteca para empréstimo.

 

Fiquei sabendo sobre a doação de um acervo que me interessa. Já posso consultar?

Não. Assim que novos conjuntos chegam ao AEL, estes demandam uma série de procedimentos que podem inviabilizar a consulta imediata. Entre em contato pelo Fale Conosco (Tratamento da Informação e apoio à Pesquisa) para se informar da disponibilidade.

 

Os documentos podem ser consultados pela internet?

Em parte. No site do AEL, na aba Acervo Digital (AEL Digit@l),  após a realização de um cadastro, é possível acessar cópias digitalizadas de alguns conjuntos documentais que integram o Arquivo.

 

Todo o acervo está digitalizado?

Não, apenas parte do acervo está digitalizado. Você pode consultar, mediante cadastro, o Acervo Digital (AEL Digit@l) e verificar se o que procura está disponível para acesso online. Os demais documentos digitalizados encontram-se no repositório local do AEL e estão disponíveis apenas para consulta presencial. Se não localizou o documento no Acervo Digital (AEL Digit@l) entre em contato pelo e-mail aeldigit@unicamp.br.

 

O AEL oferece equipamentos para a digitalização de documentos?

Sim. O AEL disponibiliza na sala de pesquisa os seguintes equipamentos para acesso e digitalização de documentos:

  • Computadores com acesso à internet e aos documentos digitalizados do Arquivo; 
  • Scanner Planetário para a digitalização de livros e materiais encadernados; 
  • Digitalizador de Microfilmes Canon MS 300;
  • Televisão;
  • Aparelho para fitas VHS;
  • Aparelho de DVD.

 

Como sei se o documento ou conjunto que busco encontra-se digitalizado?

Acesse o Acervo Digital (AEL Digit@l), faça o cadastro e consulte os documentos digitalizados. Caso não encontre o documento, entre em contato pelo e-mail aeldigit@unicamp.br para mais orientações.

 

Como faço para reproduzir um documento?

Em Acervo Digital (AEL Digit@l)é possível acessar documentos em formato PDF disponíveis para download. No AEL, a reprodução dos materiais pode ser realizada por máquina fotográfica ou celular pessoal (sem flash), digitalização de microfilmes e microfichas por leitoras digitalizadoras e cópia do material já digitalizado por um dos computadores disponíveis na Sala de Pesquisa. Além disso, o AEL dispõe de um scanner planetário para a digitalização de livros e materiais encadernados. O Arquivo não oferece o serviço de reprodução de documentos, portanto, quando não houver cópia digitalizada a reprodução será de responsabilidade do usuário. Recomendamos que o usuário sempre porte um HD externo ou outro dispositivo de memória de dados para que os documentos possam ser copiados.

 

Posso fazer as reproduções com minha câmera digital ou celular?

Sim. É permitida a reprodução com câmera digital ou celular (sem flash) de documentos não digitalizados e que não tenham motivos legais ou de preservação que o impeçam. Lembrando que, para a reprodução de documentos é necessário a assinatura do termo de "Solicitação de Autorização para a Reprodução de Documentos do AEL".

 

Posso consultar documentos originais mesmo que estes possuam cópia microfilmada ou digitalizada?

De preferência sempre o digital para preservar os documentos originais, os quais poderão ser reproduzidos pelo usuário.

 

Posso reproduzir as imagens ou os documentos do acervo do AEL e utilizar em trabalhos acadêmicos ou site?

Por orientação da Procuradoria Geral da Universidade (Despacho PF n. 4891/2011 - Parecer PF n. 1979/2011 - Registro PG n. 14.587) informamos que as atividades do AEL são restritas ao acesso à documentação que custodia e não à autorização de uso, distribuição e divulgação de documentos produzidos a partir do processo de digitalização.

Qualquer pessoa pode reproduzir os documentos do acervo do AEL para fins acadêmicos, porém, caso haja uso indevido da reprodução, o mesmo será responsabilizado às penalidades contidas nas leis mencionadas e em outras legislações pertinentes.
Outras formas de reprodução de documentos não previstas, poderão necessitar de autorização expressa do(s) depoente(s) ou herdeiro(s), caso necessário.
A reprodução de documentos é permitida mediante o preenchimento do termo "Solicitação de Autorização para a Reprodução de Documentos do AEL” e das legislações vigentes.

 

O que é Eduroam e VPN?

Clique para mais informações.

 

Posso usar a internet sem fio no AEL? 

Sim. No AEL é possível se conectar a Rede sem Fio "Eduroam" (Education Roaming), disponível em toda a Unicamp. Usuários que não possuem vínculo com a universidade devem realizar um cadastro no balcão de atendimento da Sala de Pesquisa do Arquivo.

Clique para mais informações.