Prêmio PAEPE - AEL

O Prêmio aos Profissionais da Carreira PAEPE, criado em 2011 pela Unicamp, objetiva premiar, anualmente, os servidores técnicos e administrativos que se destacam por meio de iniciativas e projetos que contribuam para a melhoria da universidade nos últimos cinco anos. A premiação possui duas categorias: Melhor Projeto da Unidade/Órgão (ou grupo de Unidades e Órgãos) e Melhor Projeto da Universidade. Neste ano, os vencedores da categoria Melhor Projeto da Unidade-IFCH, saíram das mãos de Fernanda Ferreira Figueiredo, Izabel Cristina Barbosa dos Santos (hoje locada na Biblioteca Octavio Ianni) e Miriam Cristina Alves com o projeto Reconstituição do acervo bibliográfico de Edgard Leuenroth: dos porões para o mundo.

Iniciado no ano de 2013, com foco para ser finalizado no ano seguinte, em virtude da comemoração dos 40 anos de fundação do Arquivo Edgard Leuenroth (AEL), o projeto visava identificar e reunir as obras que originalmente compunham o acervo de seu titular e principalmente, dar acesso aos registros, por meio do Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU), a uma quantidade expressiva de obras reunidas e preservadas por Edgard. O resultado deste trabalho foi disponibilizado na base Acervus 1.933 títulos de livros, entre eles 95 considerados pela equipe como obras raras. O projeto possibilitou acessibilidade aos pesquisadores interessados na temática história do Brasil republicano e o desenvolvimento de um eficiente método de avaliação documental, que se aplicado a outros acervos da própria instituição, permitirá ampla acessibilidade à informação. Parabéns Fernanda, Cris e Miriam pelo excelente trabalho.