D. PAULO EVARISTO ARNS: a luta contra a ditadura e o acervo do AEL

O AEL não poderia deixar de prestar homenagem a D. Paulo Evaristo Arns por sua luta contra a ditadura e em defesa dos direitos humanos no Brasil.

O Arquivo Edgard Leuenroth possui em seu acervo o conjunto documental resultante do Projeto Brasil Nunca Mais, doado em 1987, que teve como principais objetivos: evitar a destruição dos processos judiciais contra presos políticos, obter informações sobre torturas praticadas pela repressão militar e divulgar o material para a sociedade brasileira. Na coordenação do projeto promovido pelo Conselho Mundial de Igrejas e pela Arquidiocese de São Paulo, o reverendo Jaime Wright juntamente com D. Paulo Evaristo Arns desenvolveram um trabalho corajoso e fundamental para a preservação da memória de luta contra o regime militar no país.

Essa coleção esteve sempre entre os documentos mais acessados não apenas por pesquisadores, mas também por jornalistas, bem como pelos familiares de presos políticos. O Ministério Público Federal, em conjunto com a Comissão da Verdade e o AEL, digitalizou os processos do Projeto BNM Digital, que agora encontram-se disponíveis na página http://bnmdigital.mpf.mp.br/. Através do AEL Digit@l é possível também ter acesso a todas as fotos coletadas no Projeto BNM.

Foto: D. Paulo Evaristo Arns por ocasião da outorga do título de Doutor Honoris Causa pela luta em defesa dos direitos humanos (2000).