Nota Pública do AEL sobre a Implementação de Cotas Étnico-raciais na Unicamp

O Arquivo Edgard Leuenroth (AEL/IFCH/Unicamp) parabeniza a atuação do Grupo de Trabalho sobre Ações Afirmativas, da Frente Pró Cotas e do Núcleo de Consciência Negra, bem como congratula o Conselho Universitário da Unicamp (CONSU) que decidiu, no dia 30 de maio de 2017, pela aprovação do princípio de adoção de cotas étnico-raciais para negros e indígenas para os cursos de graduação a partir de 2019, além da criação de uma secretaria pelas ações afirmativas, respeito às diversidades e combate às discriminações.

O CONSU, instância de deliberação máxima da Unicamp, também aprovou a instituição de um Grupo de Trabalho que, presidido pelo coordenador da Comvest, realizará estudos para a implementação das cotas, que resultará em uma proposta a ser apresentada em novembro. O Grupo de Trabalho será ainda composto por docentes, um funcionário, membros do corpo discente e da Frente Pró Cotas e Núcleo de Consciência Negra, cujo protagonismo neste processo deve ser ressaltado. O objetivo é que sejam realizados futuros debates entre as inúmeras unidades da Unicamp, levando em consideração também a necessidade de garantir a permanência estudantil.

A adoção de cotas étnico-raciais na graduação soma-se à experiência do PAAIS (Programa de Ação Afirmativa para Inclusão Social, que já almejava a inclusão de estudantes oriundos da rede pública de ensino). É também importante lembrar que diversas unidades da universidade já haviam adotado o princípio de cotas étnico-raciais em Programas de Pós-Graduação(com destaque para o pioneirismo do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, em 2015) – experiência que já começa a mostrar índices de excelente resultado.

Há vários anos o tema é tratado com atenção na Universidade, através de diversas pesquisas e debates, que verteram na construção de uma proposta sólida. Fontes para essas pesquisas encontram-se no acervo do AEL, na forma de documentação extensa disponível para consulta. Destacamos a importância do projeto “Fontes negras no AEL: criação de catálogo seletivo de pesquisa sobre a história social dos negros”, coordenado pelo professor Mário Augusto Medeiros da Silva, do Departamento de Sociologia, e pela professora Lucilene Reginaldo, do Departamento de História da Unicamp, e que visa organizar um catálogo com a identificação de documentos relacionados ao tema, em seus múltiplos formatos, entre os conjuntos documentais do Arquivo.

Campinas, 13 de junho de 2017.

Prof.Dr. CHRISTIANO KEY TAMBASCIA

Diretor do Arquivo Edgard Leuenroth