GREVE GERAL DE 1917 – Centenário da Greve Geral e o Arquivo Edgard Leuenroth

O Arquivo Edgard Leuenroth (AEL) realizou no dia 28 de junho de 2017 o seminário “GREVE GERAL DE 1917 – Centenário da Greve Geral e o Arquivo Edgard Leuenroth” na sede do AEL.

O evento, que reuniu grandes nomes de pesquisadores da Greve de 1917 e dos direitos trabalhistas, contou com um público de mais de 200 pessoas, sendo considerado um sucesso pelos palestrantes e organizadores. “Para o AEL o seminário teve um caráter especial: seu patrono, Edgard Leuenroth, cuja documentação constituiu o início do acervo do arquivo, teve papel decisivo na Greve Geral. A reunião de especialistas no tema mostrou a relevância desta memória e do papel social do AEL", segundo Prof. Christiano Tambascia, diretor do AEL.

O evento, que também marcou os 43 anos da fundação do AEL, proporcionou uma confraternização entre debatedores, parceiros do AEL, pesquisadores, público e equipe técnica, reunindo “importantes reflexões sobre um evento histórico da luta pelos direitos trabalhistas no Brasil, o que é fundamental para discutir o contexto atual”.

O Seminário que contou com Prof. Cristiano Tambascia, Prof. Alvaro Bianchi (diretor do AEL de maio de 2009 a maio de 2017), Profa. Teresa Atvars (coordenadora geral da Unicamp) e Humberto Innarelli (diretor de serviços do AEL) na mesa de abertura, teve os lançamentos do “Jornal de Borda”, realização e edição de Fernanda Grigolin, e da exposição “1917- 2017: 100 anos depois a luta continua! Nenhum direito a menos”, realizada em parceria do AEL e CUT. A exposição, que pode ser visitada no AEL até o dia 28 de julho de 2017, será levada para diversas cidades e sindicatos por todo o país.