AEL participa de campanha pró memória da Câmara dos Deputados

Dia 13 de setembro ocorreu na Câmara dos Deputados Federal a audiência da Comissão de Cultura “A Importância das Instituições Arquivisticas”.

O AEL esteve à mesa, representado por seu Diretor Associado, o Professor Aldair Rodrigues, que falou sobre o acervo da instituição e sua experiência na digitalização documental e acesso remoto aos documentos. Aldair ressaltou a temeridade do Projeto de Lei 7920/2017 que prevê a destruição de qualquer documento após ser digitalizado.

A Unicamp marcou presença também com a participação do Professor Mário Medeiros, do departamento de sociologia, que ressaltou o papel constitucional das instituições arquivísticas na preservação da memória de todos os grupos sociais, inclusive daqueles com menos poder político e econômico. Nas palavras de Mário Medeiros “trata-se da importância do direito à memória social, em particular dos grupos e classes sociais que, em nossa história, tiveram esse direito (social e político) impedido, perseguido, negado: indígenas, negros, mulheres, trabalhadores, migrantes, pobres, gays (lgbttqi), pessoas com deficiência, analfabetos etc. Debater, agir e promover política pública sobre isto é responsabilidade do Estado e também um ato de responsabilização e reparação com a história desses grupos”.

A audiência, requerida pelo Presidente da Comissão Thiago Peixoto, foi presidida pelo Deputado Evandro Roman e contou com a presença de Diego Barbosa Da Silva (Arquivo Nacional), Lucia Maria Velloso de Oliveira (Fundação Casa de Rui Barbosa) e André Freire Da Silva (Centro de Documentação da Câmara dos Deputados).

A audiência é parte da campanha Pró Memória que a Comissão de Cultura lançou no dia 12 de setembro, com a realização da exposição Arquivo Edgard Leuenroth: 43 Anos Preservando a Memória do País, que será exposta na sede do Arquivo a partir do dia 19 próximo. Estiveram presentes no lançamento os Deputados Thiago Peixoto, presidente da Comissão de Cultura, Jean Wyllys, Maria do Rosário, Chico Alencar e Orlando Silva.

 

Para assistir a audiência completa acesse: https://www.youtube.com/watch?v=Xqxc_gCbreg

Para assistir na integra do lançamento da campanha Pró Memória acesse: https://www.facebook.com/psdcamara/videos/1448243095210869/