Em defesa do patrimônio cultural - calourada 2018

O Arquivo Edgard Leuenroth/IFCH/Unicamp (AEL), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Sociologia do IFCH, está organizando mais uma vez sua calourada! Esse ano o tema escolhido foi a Defesa do Patrimônio Cultural.

A Universidade Pública é historicamente um polo de resistência aos retrocessos sociais, e no momento em que volta-se a polêmica sobre o destombamento no Brasil, o AEL quer promover o debate de como e porquê defender nosso Patrimônio Cultural, junto à comunidade.

As mesas tratarão do processo histórico envolvendo a institucionalização dos tombamentos no Brasil e o papel da Universidade, de como o tombamento de patrimônio material e imaterial auxilia na proteção de uma identidade cultural e dos embates de uma cidade cada vez mais refém da especulação imobiliária. Mariléa de Almeida trará o debate sobre o tombamento dos Quilombos, o Grupo Teatro Oficina discutirá a luta na defesa do Teatro e contra o destombamento de seu entorno, Marília de Andrade trará a perspectiva da herança e guarda de um acervo universal (Oswald de Andrade), Antonio Arantes e Paula Vermeesch falarão da Universidade e das diversas instâncias e espaços de luta de preservação patrimonial.

O evento será dia 14 de março (quarta feira) a partir das 14h30, no auditório 1 do IFCH. Durante o evento acontecerá a exposição Antropofagia em Cena - Memória e Acervo do Teatro Oficina, em homenagem aos 60 anos do Teatro Oficina, cujo acervo documental está depositado no Arquivo.

Venham todos, a entrada é livre!

Programação:

14/03/2018 - 14:30 - Patrimônio Cultural, História e Luta. Local: Auditório 1 - IFCH/Unicamp

Antônio Arantes (Unicamp)

Mariléa de Almeida (Unicamp)

Paula Vermeersch (Unesp)

Coord: Christiano Tambascia (Diretor do AEL)

14/03/2018 - 17:00 - A Importância do Tombamento na Defesa das Manifestações Artísticas. Local: Auditório 1 - IFCH/Unicamp

Marília de Andrade (Unicamp)

Grupo Teatro Oficina

Coord: Lindener Pareto Jr. (PUC-Campinas)

14/03/2018 - 09:00 - Antropofagia em Cena - Memória e Acervo do Teatro Oficina (exposição). Local: Prédio da Graduação - IFCH

Exposição de fotos sobre a trajetória do Teatro Oficina, que fará 60 anos em 2018. Fotos do acervo do AEL.