Visita dos alunos e alunas do cursinho Lélia Gonzalez

O AEL recebeu no dia 06 de setembro os alunos e alunas do cursinho popular Lélia Gonzalez de Campinas.  A pedido da Profª Carol que ministra aulas de literatura e língua portuguesa, selecionamos  jornais e revistas da chamada imprensa alternativa (1970 – 1980), do período da ditadura militar. Atentos à explicação de como se constituiu nosso acervo, os estudantes conheceram nossas instalações e as técnicas de preservação e restauro. Conversas sobre a tragédia ocorrida no Museu Nacional e a situação da preservação da memória no país, fizeram parte do roteiro da visita. A foto final diante do grafite de Marielle Franco na frente do AEL, nos deu a certeza de ter cumprido nosso papel de instituição de memória de uma universidade pública.  Agradecemos a Profª  Carol e o Profº  Bruno e compartilhamos da idéia de que freqüentar um arquivo, assim como abrir suas portas à população, é um ato político.