"Entre Integralistas e Nazistas"

Dia 10 de dezembro foi o lançamento do livro "Entre Integralistas e Nazistas", de Dr. Sidney Aguilar Filho, no Youtube

O livro é um dos diversos produtos resultantes da pesquisa de doutorado de Sidney, que revelou a escravização de 50 órfãos, em sua grande maioria negros, nas décadas de 1930 e 1940, em fazendas no interior de São Paulo, além de relevar a relação do alto empresariado brasileiro com o nazifacismo.

O livro é uma realização do edital Proac 2020, da Secretaria de Cultura de SP, que selecionou obras para difusão de patrimônio cultural paulista, no caso o acervo "Fazenda Cruzeiro do Sul, Santa Albertina e Reunidas" do AEL, que foi constituído a partir da pesquisa de Sidney. A conivência do Estado frente ao crimes revelados repercurtiu dentro e fora do país, resultando também no processo de tombamento pelo Condephaat da “Fazenda Nazista”, na reportagem especial “Entre a suástica e a plamatória” da Biblioteca Naciona, no premiadíssimo filme “Menino 23” de Belisário Franca, e da peça-filme “Desfazenda” de Estrela D’Alva.

O evento de lançamento promoverá o debate entre essas diversas abordagens, por meio da presença de Sidney, Dr. Mário Augusto Medeiros, diretor adjunto do AEL, Drª. Ediógenes Aragão Santos, profª da Faculdade de Educação da Unicamp e orientadora da pesquisa, Belisário Franca e Estrela D’Alva.

Atualizado em 13/12/2021

Confira a live de lançamento do livro:

Lançamento de "Entre Integralistas e Nazistas - Racismo, Educação e Autoritarismo no Sertão de SP"