Documentos do AEL fundamentam trabalho de artista do IA

Fernanda Grigolin, artista e pesquisadora, montou a vídeoarte “Sobre o Significado do Primeiro de Maio” (link abaixo), como um dos frutos do trabalho de pesquisa de seu doutorado no IA.

O vídeo é composto por um trecho de áudio de palestra de Edgard Leuenroth nos anos 1960 no Centro de Cultura Social e de fotografias emblemáticas publicadas no jornal “A Plebe”, entre julho e setembro de 1917. As imagens em movimento são trechos de um documentário histórico de 1924, Funerais do Comendador Jafet, de domínio público.

Desde setembro de 2016, Fernanda Grigolin desenvolve um trabalho de pesquisa dentro do AEL. Ela estuda materiais sobre a Greve Geral de 1917, as feministas anarquistas, Leuenroth e os periódicos da época e planeja como outros frutos do trabalho uma edição especial do “Jornal de Borda”, que ela edita sobre arte contemporânea, e uma edição facsimile de “A Plebe”, para celebrações do centenário da Greve Geral.

Fernanda Grigolin é doutoranda em Artes Visuais pela UNICAMP e realizará uma exposição em agosto no MIS Campinas (Proac/2016) com os demais trabalhos resultantes da pesquisa.

Sobre o significado do primeiro de maio