AEL recebe participantes da ESPCA

Entre os dias 10 e 21 de julho o IFCH/Unicamp sediou a Escola São Paulo de Ciência Avançada em Metodologia em Ciências Humanas (ESPCA) recebendo 100 estudantes, de 19 países de todos os continentes, bem como de diversas instituições brasileiras.

Essa ESPCA, organizada pelos Docentes do IFCH Drª Andrea Freitas (Depto de Ciência Política), Drª Bárbara Castro (Depto de Sociologia), Drª Joice Melo (Depto de Demografia),  Drª Nashieli Loera (Depto de Antropologia), Dr Oswaldo Amaral (Depto de Ciência Política) com coordenação da Profª Drª Rachel Meneguello (Depto de Ciência Política) e financiada pela FAPESP com o apoio da CAPES, teve como objetivo debater os desafios metodológicos em pesquisas nas áreas das humanidades, promovendo a vinda de especialistas, cursos e conferências.

O sucesso da Escola deveu em muito à sua intensa programação, mas também ao envolvimento dos Departamentos de Sociologia, Antropologia, Ciência Política e Demografia Ciência Política e seus professores e ao corpo técnico do Instituto.

O AEL participou ativamente da programação da ESPCA, ao receber durante dois dias os mais de 30 estudantes matriculados no curso “Archival Ethnography: The Intersection of Anthropology and History”, ministrado pela Profª Drª Mariana de Campos Françozo da Faculdade de Arqueologia da Universidade de Leiden (Holanda) e pelo Prof Dr Christiano Key Tambascia, diretor do Arquivo. Depois de discutirem alguns dos principais desafios teóricos da pesquisa antropológica em arquivos e em museus etnológicos, os estudantes puderam conhecer o AEL e realizar uma breve etnografia junto a alguns fundos e coleções. Uma comissão de funcionários do Arquivo, composta por Emerson Costa, Humberto Innarelli, Maria Dutra e Marina Rebelo, apresentaram alguns dos principais conjuntos documentais, bem como auxiliaram na pesquisa, buscando proporcionar uma experiência usual de investigação em um arquivo histórico. A experiência animou estudantes e docentes envolvidos. Para Tambascia “os estudantes puderam conhecer alguns dos desafios de conservação e de estudo de uma documentação importante da história social, política e cultural do Brasil (muitas vezes encontrando pistas para suas próprias pesquisas pessoais), além terem, eles próprios, ajudado a estimular o uso do arquivo, sempre tornado muito vivo nessas ocasiões”.

Para mais informações sobre essa edição da ESPCA acesso o site do evento: www.ifch.unicamp.br/espca.

Escola São Paulo de Ciência Avançada - FAPESP