Movimento Negro

INVENTÁRIO MILTON BARBOSA - Projeto Afro Memória

Enviado por difusao em

O projeto Afro Memória já tem o seu primeiro conjunto documental organizado.

O Inventário Milton Barbosa retrata o acervo organizado por Cássia Denise Gonçalves e Marli Marcondes no contexto do projeto Afro Memória, realizado em parceria com o AFRO-CEBRAP, linha de pesquisa ”Hip hop em trânsito” do Centro de Estudos de Migrações Internacionais da Unicamp, Projeto Memory and Identity in Afro Brazilian Archives, da Universidade da Pensilvânia, com apoio da Porticus Foundation, Instituto Ibirapitanga e FAPESP.

A igualdade é negra!

Enviado por sandra em

O AEL é um dos maiores centros de documentação especializado em movimentos sociais da América Latina, desde 1974, e sediado numa universidade pública.

Em sua tarefa de dar apoio às pesquisas do IFCH da Unicamp e a pesquisadoras/es nacionais e estrangeiras/os, o AEL capta e preserva registros históricos, muitas vezes renegados, devolvendo-os ao acesso público e gratuito. Um acervo fundamental para a preservação da história da classe trabalhadora, de anarquistas, comunistas, da luta contra a Ditadura de 1964 e pela redemocratização, com os movimentos pela Anistia.

Unicamp lança o primeiro Arquivo Brasileiro da Cultura Hip Hop

Enviado por sandra em

A Unicamp, primeira universidade estadual de São Paulo a adotar ações afirmativas, dá mais um passo na valorização da diversidade e dos múltiplos saberes que fazem parte da sociedade brasileira. No dia 12/11 (sexta-feira), Dia Mundial da Cultura Hip-hop, a universidade inaugura o “I Arquivo Brasileiro de Hip-hop”, iniciativa que integra o Projeto de Memória Negra do Arquivo Edgard Leuenroth (AEL) da Unicamp.