Projetos

Atenção: vagas abertas para bolsa SAE no AEL

Submitted by sandra on ter, 16/08/2022 - 15:00

O Arquivo Edgard Leuenroth (AEL/IFCH) tem diversas vagas abertas em Projetos de Bolsa SAE. São 13 Bolsas Auxílio-Social (BAS), divididas em 4 projetos, e 1 uma Bolsa Auxílio Estudo e Formação, voltada a estudantes de Química e cursos relacionados.

Os interessados nas vagas devem ter sua bolsa SAE previamente aprovadas e mandar um email para marinart@unicamp.br com o assunto Bolsa Sae ou comparecer à sede do AEL para agendar uma reunião com o orientador do Projeto.

Abaixo segue a lista dos Projetos do AEL:

Bolsistas do AEL participam do I Congresso de Projetos de Apoio à Permanência de Estudantes de Graduação da Unicamp

Submitted by sandra on ter, 16/08/2022 - 10:24

A Pró-Reitoria de Graduação e o Serviço de Apoio ao Estudante da Unicamp realizaram no dia 22 de outubro de 2018 o I Congresso de Projetos de Apoio à Permanência de Estudantes de Graduação da Unicamp. O objetivo do evento é divulgar e fomentar a reflexão, o aprimoramento e a construção de conhecimento em torno dos projetos institucionais ligados às bolsas sociais.

A igualdade é negra!

Submitted by sandra on qui, 28/07/2022 - 12:38

O AEL é um dos maiores centros de documentação especializado em movimentos sociais da América Latina, desde 1974, e sediado numa universidade pública.

Em sua tarefa de dar apoio às pesquisas do IFCH da Unicamp e a pesquisadoras/es nacionais e estrangeiras/os, o AEL capta e preserva registros históricos, muitas vezes renegados, devolvendo-os ao acesso público e gratuito. Um acervo fundamental para a preservação da história da classe trabalhadora, de anarquistas, comunistas, da luta contra a Ditadura de 1964 e pela redemocratização, com os movimentos pela Anistia.

Unicamp lança o primeiro Arquivo Brasileiro da Cultura Hip Hop

Submitted by sandra on qui, 28/07/2022 - 12:15

A Unicamp, primeira universidade estadual de São Paulo a adotar ações afirmativas, dá mais um passo na valorização da diversidade e dos múltiplos saberes que fazem parte da sociedade brasileira. No dia 12/11 (sexta-feira), Dia Mundial da Cultura Hip-hop, a universidade inaugura o “I Arquivo Brasileiro de Hip-hop”, iniciativa que integra o Projeto de Memória Negra do Arquivo Edgard Leuenroth (AEL) da Unicamp.

Projetos e Parcerias

O AEL conta com uma rede de apoio, junto às agências de fomento e instituições parceiras, para preservar, catalogar e difundir acervos históricos da memória do Brasil republicano, África, Ásia e América Latina aqui abrigados. O apoio se estende ainda para a infraestrutura física da instituição: construção predial, compra de mobiliário e de equipamentos, instalação de laboratórios.