Mulheres na Ciência - mês de março

Durante o mês de Março o AEL homenageia as mulheres, por meio da difusão do trabalho das pesquisadoras que estudam a luta das mulheres.

Hoje destacamos a importância da luta das mulheres lésbicas na defesa de suas escolhas afetivo-sexuais e conquista de direitos no Brasil e América Latina. A convidada de hoje para falar um pouco mais sobre este tema é a mestranda em História da Unicamp, Júlia Aleksandra Martucci Kumpera. No vídeo, Julia apresenta sua pesquisa "O lesbianismo é um barato": o GALF e o ativismo lésbico-feminista no Brasil (1979-1990), sob orientação da profª Drª Luana Saturnino , do Departamento de História do IFCH, e fala um pouco sobre a potencialidade do acervo LGBT do AEL.

Os fundos e coleções do AEL onde se podem encontrar mais sobre os movimentos lésbicos e LGBT são: GALF, Mo.Le.Ca, Identidade, Grupo Somos, Outra Coisa, Paulo Ottoni, Triângulo Rosa/João Mascarenhas, além dos periódicos Chana com Chana, Lampião da Esquina, entre outros.

Julia defenderá remotamente sua dissertação dia 22 de março, às 14h, com seção acessível para todos na plataforma youtube, por meio do link https://www.youtube.com/watch?v=yWoQ3SuTga8. Desejamos toda sorte à Júlia.