Mulheres na Ciência - 8 de Março

No Dia Internacional da Mulher o AEL homenageia as mulheres, por meio da difusão do trabalho das pesquisadoras que estudam a luta das mulheres.

Hoje destacamos o importante papel das mulheres em Moçambique na luta por direitos e liberdade. Quem falará mais sobre o assunto é a Drª Catarina Casimiro Trindade, cientista social moçambicana especialista em gênero. No vídeo, Catarina nos fala de sua pesquisa, do acervo bibliográfico do IFCH e de documentos que registram a luta pela independência moçambicana no AEL.

Catarina Casemiro Trindade doutorou-se em Ciências Sociais na Unicamp em 2020, com a tese "Tem vida esta coisa! construção e actualização do campo em torno dos direitos das mulheres e da igualdade de género em Moçambique". Acesse a tese pelo endereço http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/352967 .

Os fundos e coleções do AEL onde se podem encontrar mais sobre a história de Moçambique, assim como a atuação das mulheres moçambicanas na luta contra a opressão são : Fundo Luiz Carlos Prestes, Teatro Oficina, Partido Comunista Brasileiro e Coleção CPDS. Veja também sobre a independência de Moçambique e o acervo do AEL a exposição coordenada pelo Prof. Dr. Matheus Serva Pereira no portal de exposições do IFCH https://www.expo.ifch.unicamp.br/portal/mocambique

Acesse o video: