Fórum Permanente: Repositório Arquivístico Digital Confiável

O Fórum Permanente:"Repositório Arquivístico Digital Confiável: uso institucional de arquivos e centros de documentação da Unicamp", tem o objetivo de promover o conhecimento e permitir reflexões sobre as potencialidades e os desafios colocados para a implantação de políticas e de ferramentas tecnológicas para repositórios institucionais de documentos digitais confiáveis em nuvens computacionais; e apresentar os acervos arquivísticos digitais dos arquivos e os centros de documentação da Unicamp, os desafios para a gestão e preservação destes acervos, como forma de promover reflexões que levem a soluções unificadas e institucionalizadas.

O evento foi idealizado por Arquivo Central do Sistema de Arquivos (SIARQ/CGU), Arquivo Edgard Leuenroth do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (AEL/IFCH), Centro de Documentação Alexandre Eulálio do Instituto de Estudos da Linguagem(CEDAE/IEL), Centro de Lógica e Epistemologia da Ciência (CLE/COCEN), Centro de Memória da Unicamp (CMU/COCEN) e Centro de Memória e Arquivo da Faculdade de Ciências Médicas (CMA/FCM).

As inscrições podem ser feitas de 24/08 a 04/11/2021, no link abaixo ou clicando aqui INSCREVA-SE. A participação é gratuita e haverá disponibilização de certificado aos inscritos.

Programação:
Data Título Local Descrição
04/11/2021 - 14:00 ABERTURA - Repositório arquivístico digital confiável www.foruns.unicamp.br

Organizadores do evento:

Janaína dos Santos | SIARQ/CGU;

Humberto Celeste Innarelli | AEL/IFCH;

Roberta de Moura Botelho | CEDAE/IEL;

Dra. Eliane Morelli Abrahão | CLE/COCEN;

Prof. Dr. André Luiz Paulilo | CMU/COCEN;

Rosana Evangelista Poderoso | CMA/FCM.

04/11/2021 - 14:30 MESA 1: Ferramentas tecnológicas para implementação de repositórios institucionais de documentos digitais confiáveis www.foruns.unicamp.br

Palestrante: Prof. Dr. Daniel Flores | Universidade Federal Fluminense/UFF

04/11/2021 - 15:10 MESA 2: Patrimônio documental digital da Unicamp: iniciativas de gestão e de preservação adotadas pelos arquivos e centros de documentação www.foruns.unicamp.br

Debatedores:

Janaína Andiara dos Santos | SIARQ/CGU; Humberto Celeste Innarelli | AEL/IFCH; Roberta de Moura Botelho | CEDAE/IEL; Dra. Eliane Morelli Abrahão | CLE/COCEN;  Prof. Dr. André Luiz Paulilo | CMU/COCEN; Rosana Evangelista Poderoso | CMA/FCM.

04/11/2021 - 16:20 MESA 3: Políticas institucionais de preservação de documentos digitais www.foruns.unicamp.br

Palestrante: Thiago Lima Nicodemo | Coordenador do  Arquivo Público do Estado de São Paulo

04/11/2021 - 17:00 DEBATE www.foruns.unicamp.br

Roda de conversa com os convidados. Mediadora: Andressa Cristiani Piconi | SIARQ/CGU