CALOURADA NO AEL

Para receber os Calouros de 2017 o Arquivo Edgard Leuenroth do IFCH/Unicamp (AEL) exibirá o Filme Menino 23 – Infâncias Perdidas no Brasil. Após o filme acontecerá uma roda de conversa sobre o racismo e o fascismo no Brasil e o papel das Ciências Humanas na transformação desta realidade.

O filme Menino 23 é um documentário baseado na tese de doutorado de Sidney Aguilar, conta a trajetória de 50 órfãos negros, trazidos para fazendas no interior do estado de São Paulo para trabalharem como escravos na década de 1930.

Para ilustrar a atividade teremos ao longo da semana a Exposição Fascismo no Brasil do Séc XX, com documentos o objetos do acervo do AEL, incluindo alguns documentos exibidos no filme. Na semana seguinte o AEL fará uma visita guiada direcionada aos calouros para mostrar os diversos temas e possibilidades de pesquisa do acervo do Arquivo.

Programação:
Data Título Local Descrição
22/03/2017 - 14:00 Exibiçãodo Filme Menino 23 – Infâncias Perdidas no Brasil Arquivo Edgard Leuenroth

Baseado na tese de doutorado de Sidney Aguilar, o documentário conta a história de 50 meninos negros órfãos trazidos do RJ para trabalhar como escravos em Fazendas do interior de SP, cujos propreitários eram adeptos do integralismo na década de 1930

22/03/2017 - 15:30 Roda de Conversa Arquivo Edgard Leuenroth

Roda de conversa com o Prof Sidney Aguiar Filho, historiador cuja tese de doutorado deu origem ao filme.

29/03/2017 - 15:00 Visita ao acervo do AEL Arquivo Edgard Leuenroth

Com o objetivo de apresentar o Arquivo, o acervo e suas instalações para os ingressates, a visita guiada  mostrará os diversos conteúdos e possibilidades de pesquisa do AEL.