ReDiSAP - Unificação das bases dos acervos da Unicamp

No dia 9 de setembro ocorreu na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o lançamento da plataforma ReDiSAP - Repositório Digital e Sistema Informatizado Institucional de Acervos Permanentes. Esse repositório compreende a unificação das bases de documentos digitais permanentes da Unicamp numa plataforma única (corporativa) de armazenamento, gerenciamento e acesso público. A equipe responsável pelo ReDiSAP integrou servidores de diversos órgãos, tais como:  Arquivo Central do Sistema de Arquivos (SIARQ/CGU), Arquivo Edgard Leuenroth do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (AEL/IFCH), Centro de Documentação Alexandre Eulálio do Instituto de Estudos da Linguagem (CEDAE/IEL), Centro de Lógica e Epistemologia da Ciência (CLE/COCEN), Centro de Memória da Unicamp (CMU/COCEN) e Centro de Memória e Arquivo da Faculdade de Ciências Médicas (CMA/FCM). Os esforços para o desenvolvimento da plataforma foram destacados pelo coordenador de serviços do AEL, Humberto Celeste Innarelli, que também aponta a relevância dos resultados do trabalho. “Com o lançamento do ReDiSAP, colocamos os arquivos e centros de documentação da Unicamp em um outro patamar. Temos uma ferramenta unificada onde há a possibilidade de colocar todos os nossos documentos de forma digital na web. É uma realização institucional”, afirma. A cerimônia contou com a presença do Reitor da Universidade Estadual de Campinas, Prof, Dr. Antonio José de Almeida Meirelles e do coordenador de Tecnologia de Informação e Comunicação da Unicamp (CITIC/Unicamp), Ricardo Dahab.

Mais informações no link:  https://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2022/09/14/unicamp-lanca-plataforma-unificada-de-repositorio-de-pesquisa-nos-acervos