Bolsistas do AEL participam do I Congresso de Projetos de Apoio à Permanência de Estudantes de Graduação da Unicamp

A Pró-Reitoria de Graduação e o Serviço de Apoio ao Estudante da Unicamp realizaram no dia 22 de outubro de 2018 o I Congresso de Projetos de Apoio à Permanência de Estudantes de Graduação da Unicamp. O objetivo do evento é divulgar e fomentar a reflexão, o aprimoramento e a construção de conhecimento em torno dos projetos institucionais ligados às bolsas sociais.

A Unicamp conta com várias modalidades de bolsas de apoio à permanência estudantil, distribuídas a partir de critérios socioeconômicos, visando à garantia plena do direito ao ensino. Bolsa Auxílio-Social (BAS), Bolsa Auxílio-Estudo e Formação (BAEF), Bolsa Auxílio-Moradia, Bolsa Auxílio-Instalação (BAI), Bolsa Alimentação e Transporte (BAT), além do Programa de Moradia Estudantil (PME) e do Benefício de Isenção da Taxa de Alimentação (BITA). A Unicamp conta ainda com uma linha de Bolsa Emergência, para suporte, dentro dos critérios do programa, a alunos em situação excepcional. Os processos de seleção são anuais, e disponibilizados em editais para ingressantes e veteranos no site do SAE.

O Congresso demonstrou o engajamento e aprendizado dos bolsistas da universidade nos aproximadamente 950 projetos orientados por docentes e funcionários da Unicamp. No ano de 2018, o Arquivo Edgard Leuenroth/IFCH coordenou 7 projetos vinculados tanto à direção quanto aos supervisores de seção.