Home
26.06.2016
Busca acervo
Busca livros
Cadernos AEL
Stanley Stein
E-album
FÓRUM PERMANENTE: AS INSTITUIÇÕES-MEMÓRIA E AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS - Assista a transmissão ao vivo
Dia 12 de abril de 2016 é realizado na Unicamp o Fórum Permanente As instituições-memória e as tecnologias da informação e comunicação: desafios contemporâneos. A atividade organizada pelo Arquivo Edgard Leuenroth/IFCH, Centro de Memória da Unicamp e Coordenadoria Geral da Universidade acontecerá a partir das 9h, no Auditório do Centro de Convenções da Unicamp, e contará com a participação do Professor Dr. Daniel Flores, Carlos Augusto Silva Ditadi, Dr. Leandro Bissoli, Humberto Innarelli (AEL/IFCH), Maria Elena Bernardes (CMU), Neire do Rossio Martins (SIARQ), Flávia Leão (CEDAE/IEL) e Rafaela Basso (CMA/FCM). A proposta do fórum é discutir as potencialidades e desafios colocados à gestão, preservação e acesso da informação na era digital e refletir sobre os caminhos a serem trilhados pelos centros de documentação da Unicamp diante das crescentes possibilidades de pesquisa por acesso remoto e as implicações relacionadas aos direitos autorais de documentos históricos permanentes.Transmissão web pelo link: http://www.unicamp.br/unicamp/content/2011/12/01/rtv-ao-vivo-na-internet-canal-1.
 
Fórum Permanente: As instituições-memória e as tecnologias da informação e comunicação: desafios contemporâneos
Dia 12 de abril de 2016 será realizado na Unicamp o Fórum Permanente As instituições-memória e as tecnologias da informação e comunicação: desafios contemporâneos. A atividade organizada pelo Arquivo Edgard Leuenroth/IFCH, Centro de Memória da Unicamp e Coordenadoria Geral da Universidade acontecerá a partir das 9h, no Auditório do Centro de Convenções da Unicamp, e contará com a participação do Professor Dr. Daniel Flores, Carlos Augusto Silva Ditadi, Dr. Leandro Bissoli, Humberto Innarelli (AEL/IFCH), Maria Elena Bernardes (CMU), Neire do Rossio Martins (SIARQ), Flávia Leão (CEDAE/IEL) e Rafaela Basso (CMA/FCM). A proposta do fórum é discutir as potencialidades e desafios colocados à gestão, preservação e acesso da informação na era digital e refletir sobre os caminhos a serem trilhados pelos centros de documentação da Unicamp diante das crescentes possibilidades de pesquisa por acesso remoto e as implicações relacionadas aos direitos autorais de documentos históricos permanentes.
Inscrições e agenda completa dos Fóruns Permanentes de 2016 na página http://www.foruns.unicamp.br/foruns/
 
CONSULTE AQUI
Você pode consultar os instrumentos de pesquisa, em papel, que se encontram na sala de consulta do Arquivo Edgard Leuenroth. Não se esqueça de verificar também os instrumentos de pesquisa online dos acervos já catalogados. Para documentos consulte também o Pesquisarqh http://www.unicamp.br/sahu/ e para livros o Acervus disponível em: http://acervus.unicamp.br/.
 
O acervo do Arquivo Edgard Leuenroth tem crescido significativamente no último período
O acervo do Arquivo Edgard Leuenroth tem crescido significativamente no último período. De 2015 para cá já foram incorporados 11 conjuntos documentais, além de outras pequenas doações recebidas pela instituição, que somam mais de 1000 metros lineares de documentos.
Coleções de relevância nacional e internacional, os novos conjuntos documentais trazem material sobre direitos humanos, movimentos sociais, produção intelectual da esquerda, pesquisa de opinião, mundo do trabalho entre outros.
As coleções são: Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá; Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (CEDEC); Verena Stolcke; Daniel Ryo; Grupo Identidade; MPT 15ª Região; Fundación Pluma; GALLUP; Peter Fry; Centro Pastoral Vergueiro - CPV; Oswaldo Sevá.
 
Evento "Mulheres, História e Memória" marca o 8 de Março no AEL
Dia 8 de Março de 2016 o AEL/IFCH-Unicamp fará uma programação voltada para a comemoração do Dia Internacional das Mulheres. Com a temática “Mulheres, História e Memória” o Arquivo realizará uma Mesa-redonda, Exposição de Originais e exibição filme.
Programação:
  • 13h40 - Exibição do documentário "Eh, Pagu Eh!"
  • 14h00 - Mesa-Redonda com a Profª Drª Margareth Rago e a pesquisadora Drª Ana Carolina A. T. Murgel
  • 16h00 - Visita a exposição de originais
Em razão das atividades comemorativas abertas ao público, o AEL estará fechado para o atendimento ao pesquisador a partir das 12h no dia 8.
 
AEL Digit@l